Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

09.08.2016 - DARIO FRANCO MINISTRA PALESTRA SOBRE FRANCISCO MAGALHÃES AOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PAULO FREIRE

Durante muito tempo, um dos capítulos mais importantes da história formosense caminhava-se para o esquecimento. Este episódio foi a matança de agosto de 1877, onde o latifundiário João Cunhau - dizendo-se dono da propriedade - , liderou um grupo armado para expulsar os moradores da localidade onde hoje é a cidade de Baía Formosa/RN.
Por sua vez, do outro lado acompanhado de mais quatorze homens armados de facas e cacetetes, estava a figura do pescador Francisco Magalhães, que travou batalha sangrenta, chegando a um total de 06 óbitos, dentre eles o filho do todo poderoso João Cunhau. Apesar da perda do filho, João Cunhau foi preso e levado a julgamento. Porém, o mesmo foi absorvido.
Então, visando manter viva esta parte da história local, a direção da Escola Estadual Professor Paulo Freire, convidou o professor Dario Franco para ministrar uma palestra sobre o ícone da história formosense, Francisco Magalhães.
O evento foi realizado no dia 09 de agosto de 2016, no pátio da Escola Estadual Professor Paulo Freire em Baía Formosa/RN.





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário